quinta-feira, 20 de novembro de 2014

2013/2014 : Movimento Nosso Bairro é 2 de Julho


Ainda em 2012 comecei a frequentar as reuniões do Movimento Nosso Bairro é 2 de Julho, obvio por está nesse bairro o atelier abadepimentel, e por eu já viver nesse trecho da cidade já vão bons anos.
 O primeiro trabalho concreto foi uma oficina virtual para refilar a ideia de logo e marca para nosso movimento. Eu sugeri o desenho de um sol com dois raios horizontais, por conta do “nasce o sol ao Dois de julho” do hino da independência da Bahia. Sobre esse sol Viviane Hermida e Diego Haase colocaram as 3 penas do caboclo, tornando humano e mítico nosso sol. Emblemático das junções das raças no Brasil, o caboclo esta fortemente associado ao nosso desejo de liberdade.

O Lançamento da nossa logomarca se deu com mais força no evento “Cinema no coreto + Debate: Faxinaço midiático”, quando pensei em luvas amarelas, luvas de uma Oxum a proteger nossos desejos por uma bairro com um meio ambiente mais bem tratado. Ivana Chastinet cuidou de performar as luvas comigo e vários participantes se dispuseram a usa-las em protesto ao abandono aos nossos sistemas de cuidados com o lixo no bairro.  Linda noite ao som do Barlavento, trazidos pelo Nilson Mendes. Havia ainda o Café com Zmário, uma gentileza enorme. Fiz um registro que gosto muito, com clima de barroquismo psicodélico.


Em 2013 no Atelier abadepimentel ocorreu a oficina “Nossa cara 2 de Julho” laboratório de imagens e projetos sobre o bairro, onde chegamos a uma série de ideias de ações e interpretações do território. Essas ideias e participações foram integrando a programação dos Cinema do Coreto + Debates que ocorrerão naquele ano,  e que fizeram surgir o projeto Circuito Cultural 2 de Julho, que estreio em novembro de 2013, com o tema da resistência negra.



Para vero faxinaço midiático:    https://www.youtube.com/watch?v=OQ41J4fUbxg












Nenhum comentário: