sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

filosofia da arte e feliz 2015



A fotografia acima da minha pintura " autenticando a eterna primavera, as águias de Xangô e Iansã' fecha minha série de ações guiados por entendimentos de nossa situação pós 1968, do maio politico poético, do tropicalismo brasileiro e da bienal da Bahia.  Quase 50 anos depois de Caetano Veloso em Tropicália cantar: autenticando a eterna primavera, os urubus passeia entre os girassóis, uma imagem para mim  Van Goghiana, com toda sua expressividade, que me leva ao encontro da ideia das águias, como uma elevação espiritual a nos rondar.
As águias são o simbolo mais elevado da boa comunicação, que segundo uma ideia ocultista, nasce no escaravelho, que é engolido por uma rã,  engolida por uma serpente, que é engolida por uma águia. Essa cadeia natural é tornado movimento imaterial, ou seja espiritual de Hermes Trismegisto, cujo simbolo adoto para o atelier abadepimentel.
Fica comigo o dever de estreitar o entendimento material/imaterial, o que de fato faço nesse breve estudo de filosofia da arte que tem em um translado de 4 movimentos : decolar, voar, aterrissar e repousar, uma viagem de 150 anos, começando com Marx, indo para Benjamin, deste para Debord, chegando a Bourriaud.

Feliz natal e prospero ano novo!


http://pt.slideshare.net/AbadepimentelSandro/filosofia-da-arte-42910643

Nenhum comentário: