terça-feira, 21 de abril de 2009

TRADIÇÃO POPULAR E CONTEMPORANEIDADE: VIVER EM PERFORMANCE

fotos abadepimentel

"BEIJOS PARA IEMANJÁ", nasceu em um laboratório de performance dirigido pela pesquisadora Bia Medeiros e sua assistente Cíntia da Universidade de Brasília, em 2005. O curso patrocinado, pelo Minc, teve ampla participação de performances baianos, como Tuti Minervino, Zemário, Carol Leite, Silverino Ojû, Larissa Ferreira, entre outros artistas com interesse nessa expressão artística efêmera e que exige a ação direta do artista.
No curso, Bia nos propôs trazer objetos que pudessem ser usados como elementos visuais no auxilio da criação da performance. Eu levei então espelhinhos ovais que foram da instalação "Banho', realizada por mim em 2003. No fundo desses espelhos colei papel branco, onde pedia que depois de passar um batom, os participantes carimbassem um beijo e assinassem . Com esses espelhos eu faria uma oferenda para Iemanjá, que tem festa de grande repercussão na cidade de Salvador, no dia 2 de Fevereiro.
Nesse laboratório, os espelhos, antes de receberem o Beijo para Iemanjá, ganharam as bocas dos participantes, como um adorno indígena-hi-tech, criando seres estranhos com reflexo labial. Fomos da Escola de Belas artes, no bairro do Canela, até o Campo Grande, praça próxima à escola de arte que nos sediava. Com espelhos na boca e pedras na mão, outro elemento selecionado nos exercícios na escola, ganhamos as ruas do centro provocando reações variadas nos transeuntes. Tenho um registro do participante Goethe dessa ação de rua.
De volta à escola recolhi os beijos como havia pensado, fiz mais coletas de beijos no espaço Lumas, no Rio Vermelho. Na festa de Iemanjá fiz a entrega em um balaio para a rainha do mar.
Em 2006, no evento multi-mídia Pirambeira, organizado por Marconde Dourado e a cantora Mariella Santiago, criei um espaço na Zauber, local do evento, com um altar para as águas, onde executei recolhimento de mais beijos sobre uma imagem de Iemanjá colada no verso do espelho, que foram entregues, ao mar, em um novo balaio. Participaram dessa ação a cantora Fao Miranda e o Marcondes Dourado que registrava nossas performances, na festa de 2007.
Em 2008, estava no Rio de Janeiro no dia 2 de fevereiro e fiz uma pequena oferenda em Copacabana. Em 2009, organizei um novo balaio que vocês podem ver nas fotos iniciais dessa postagem. Beijos para Iemanjá tornou minha ação imaterial, de agregar energias coletivas para ter as graças da mãe do Atlântico para nossa constelação contemporânea.









fotos Bia medeiros

Nenhum comentário: